(51)   3785 6723
(51) 99989 6905
(54) 99170 2672
TeccMed
equipamentos, odontológicos, médicos, hospitalares, manutenção, assistência, técnica, manutenção de equipamentos odontológicos, conserto de equipamentos odontológicos, conserto de autoclave, manutenção de autoclave, assistência técnica de autoclave, Conserto de Cadeira odontológica, conserto de Cadeira odontológica, conserto de - Compressor de ar, conserto de Fotopolimerizador, conserto de Amalgamador Ultrassom e Profilaxia, conserto de Autoclave, conserto de Seladora, conserto de Oximetro de pulso, conserto de Eletrocardiografo, conserto de Eletrobisturi, conserto de Monitor cardiaco, conserto de Foco cirurgico, conserto de Videocolposcopio, conserto de Detector fetal
TeccMed
14 anos
14 anos
Teccmed

Artigos

01 de Março de 2016 | Alex Petry |

A importância do teste biológico e autoclaves.

TesteBiologicoAutoclave

  
         O teste biológico é a foma que você tem em seu consultório de ter a certeza que os seus materiais estão realmente esterilizados. O teste biológico é simples de realizar e não necessita da analise por um laboratório. Eles são vendidos em ampolas semelanantes a da foto ao lado.
  

  
      Antes de tudo, para proceder a realização dos testes biológicos, você vai precisar de uma mini incubadora, especifica para esta finalidade. Procure por uma mini incubadora, cuja a marca também venda as ampolas de teste. Não é o objetivo deste artigo mostrar um passo a passo para a realização do teste biológico. Este material explicativo vem junto com o teste biológico quando você compra-lo, até porque ele não será igual para todos as marcas de testes.

       As normas existentes do Ministério da Saúde para a utilização de indicador biológico,  para esterilização à vapor. Recomendam testes biológicos, no mínimo, semanais, com Bacillus Stearothermophylus, e também sempre na primeira carga e ao término de todas as manutenções preventivas e corretivas. Também será necessário você manter um controle disto. A Cristofoli disponibiliza em seu site um material em PDF gratuito para monitorar os registros, que você pode baixar aqui .

        A autoclave mesmo realizando todo o ciclo, ela pode não esterilizar os materiais?

        Apesar de parecer simples, autoclaves são equipamentos que monitoram diversos parâmentros para garantir a esterilização dos materiais. O tempo de esterilização ao contrário do que muitos acreditam não é o tempo total do ciclo, e sim o tempo de exposição a que os materiais ficam expostos a uma determinada pressão e temperatura.

        Atualmente exitem muitos modelos de autoclaves no mercado, mas apenas, poucas delas monitoram estes três parâmetros. Em geral todas monitoram o tempo de esterilização e a pressão ou o tempo de esterilização e a temperatura de esterilização. Isto pode fazer com que a autoclave mesmo realizando todo o ciclo, ela pode não esterilizar os materiais.
  
AlexPetry


Alex Petry
Proprietário da empresa TeccMed | Assistência técnica
_________________________________________________________