(51)   3785 6723
(51) 99989 6905
(54) 99170 2672
TeccMed
equipamentos, odontológicos, médicos, hospitalares, manutenção, assistência, técnica, manutenção de equipamentos odontológicos, conserto de equipamentos odontológicos, conserto de autoclave, manutenção de autoclave, assistência técnica de autoclave, Conserto de Cadeira odontológica, conserto de Cadeira odontológica, conserto de - Compressor de ar, conserto de Fotopolimerizador, conserto de Amalgamador Ultrassom e Profilaxia, conserto de Autoclave, conserto de Seladora, conserto de Oximetro de pulso, conserto de Eletrocardiografo, conserto de Eletrobisturi, conserto de Monitor cardiaco, conserto de Foco cirurgico, conserto de Videocolposcopio, conserto de Detector fetal
TeccMed
14 anos
14 anos
Teccmed

Artigos

EscolherCompressorDeAr

15 de Março de 2016 | Alex Petry |

Qual compressor odontológico devo comprar?

          Todo  profissional  na hora da compra de  um compressor de ar fica na dúvida sobre qual compressor de ar comprar. Será que este faz muito barulho? Será que dará conta de atender ao meu consultório?  Vamos ajudar você a responder estas questões.

         Para saber qual compressor de ar atende as suas necessídades você deve saber primeriamente qual o consumo máximo de ar do seu consultório. Parece óbvio, mas como fazer isto? Vamos lá, vou listar no quadro a abaixo o consumo de ar dos principais equipamentos pneumáticos do seu consultório odontológico. O valor de ar consumido pelos seus equipamentos você também encontra nos respectivos manuais ou no site dos fabricantes.
*Para chegar a este quadro eu pesquisei diversas marcas de equipamentos, e  tomei por base os modelos de equipamentos que mais consomem ar.
  
               Considerando que a caneta alta rotação, micro motor, seringa triplice e jato de profilaxia não são utilizados ao mesmo tempo. No geral sempre será utilizado o sugador em conjunto com um destes equipamentos. Então no nosso exemplo para saber o consumo máximo de ar de seu consultório odontológico, você deve somar o consumo de ar do sugador com o do micro motor, que é o equipamento de maior consumo.

Sugador venturi               40 lts/min
Micro motor                   + 65 lts/min

Total                                    105 lts/min

** Exemplo do consumo para 01 consultório
                  Embora algumas fabricantes de cadeiras garanta o consumo máximo de ar de seus consultório de 80 lts/min à 100 lts/min. Isto só será conseguido se você estiver utilizando instumentos de mão da mesma marca da cadeira, e a pressão da cadeira e das pontas estiver devidamente regulada. Se a pressão estiver acima das especificações irá aumentar o consumo de ar consideravelmente. Outra coisa que deve ser observada é a válvula de venturi do sugador. Esta peça enferruja com o tempo, perde a eficácia e aumenta o consumo de ar, e se não for substituída, pode comprometer o funcionamento de todo o conjunto.
.
                É o volume de ar aspirado que deve ser levado em conta na hora de dimensionar o compressor certo!
.
          Sabendo agora o consumo de ar   dos  seus  equipamentos,  você  deve  verificar nas  especificações do compressor o item Volume de ar aspirado, praticamente todos os fabricantes informam o valor no seu site. Eu recomendo que você compre um compressor que tenha o volume de ar aspirado, de no minimo o dobro do consumo dos equipamentos seu consultório. O principal motivo é que quando o compressor ligar, além de fornecer ar para os equipamentos, ele tem que encher o reservatório de ar, para que ele possa desligar-se novamente. Então quanto mais próximos forem estes valores mais tempo o compressor ficará ligado.
.
             Outra questão que deve ser observada, é aonde você vai instalar este equipamento.      Se há a necessidade que o compressor seja silencioso. Veja nas especificações do equipamento se o item nível de ruído é de no máximo 70Db (decibéis), quanto menor o nível de ruído mais silencioso o compressor, os compressores mais silencioso hoje no mercado são de 55Db.  Se o nível de ruído for acima de 70Db, ele não será nada silencioso.
.
           Sabendo destas informações você pode pesquisar e escolher melhor o seu compressor, não se esqueça de vericifcar a voltagem do equipamento, e se as medidas do compressor estão de acordo com o local que você pretende instalar ele. 
AlexPetry


Alex Petry
Proprietário da empresa TeccMed | Assistência técnica
_____________________________________________________________