(51)   3785 6723
(51) 99989 6905
(54) 99170 2672
TeccMed
equipamentos, odontológicos, médicos, hospitalares, manutenção, assistência, técnica, manutenção de equipamentos odontológicos, conserto de equipamentos odontológicos, conserto de autoclave, manutenção de autoclave, assistência técnica de autoclave, Conserto de Cadeira odontológica, conserto de Cadeira odontológica, conserto de - Compressor de ar, conserto de Fotopolimerizador, conserto de Amalgamador Ultrassom e Profilaxia, conserto de Autoclave, conserto de Seladora, conserto de Oximetro de pulso, conserto de Eletrocardiografo, conserto de Eletrobisturi, conserto de Monitor cardiaco, conserto de Foco cirurgico, conserto de Videocolposcopio, conserto de Detector fetal
TeccMed
14 anos
14 anos
Teccmed

Artigos

22 de Fevereiro de 2016 | Alex Petry |

7 dicas de manutenção para seu consultório odontológico.

    Manter os equipamentos odontológicos sempre funcionando pode ficar mais fácil, se observado alguns detalhes. Isto demanda um certo conhecimento dos equipamentos, mas pode ficar mais simples seguindo alguns cuidados básicos. Alem de não demandar quase nenhum trabalho extra, e de pouquíssimo tempo.

ManutençãoDeEquipamentosOdontológicos

Para isso devem fazer parte da sua rotina de trabalho algumas medidas.

1. Observe o manômetro do filtro de ar. O filtro de ar além da função de retirar a umidade do ar, regula a pressão de ar que vai para a cadeira odontológica. Verifique se o manômetro deste deve estar marcando sempre 5,5 bar ou 80 PSI, isto evita que a pressão do equipo e das canetas oscile causando mal funcionamento. A pressão acima disto também é uma das principais causas de vazamentos, mangueiras estouradas ou escapando.

2. Esterilização das canetas. Você deve ter notado que nas canetas de alta e baixa rotação tem a inscrição 135°C, esta é a temperatura máxima de esterilização suportada. Quando for esterilizar suas canetas realize sempre a lubrificação antes e depois do processo, e prefira os ciclos de esterilização de até 127°C, e cuidado defeitos na autoclave podem fazer com que as temperaturas subam acima dos 135°C.


3. Cuidados com o sugador. Realize a troca da mangueira do sugar sempre que notar que ela esta ficando ressecada ela é uma das principais causas de entupimento. Verifique se o filtro sugador esta com a tela em boas condições, qualquer sujeira que passe pelo filtro vai acabar entupindo a válvula ejetora de sucção.


4. Observe a pressão de ar das canetas. Sempre que o técnico for ao seu consultório peça para ele verificar a pressão de ar das canetas com um manômetro próprio para isso, as canetas de alta e baixa rotação, elas devem trabalhar com uma pressão de ar de 32 a 35 PSI, acima disso diminui drasticamente a vida útil dos rolamentos


5. Verifique o funcionamento do seu compressor. Quando realizar a drenagem do seu compressor deixe-o esvaziar completamente o reservatório. Quando for liga-lo novamente, cuide para que todos os equipamentos do consultório não estejam sendo utilizados, para monitorar o tempo, compressores odontológicos devem encher o reservatório entre 3 a 5 minutos e desliga-se, se ele estiver demorando mais do que isto, talvez esteja na hora de trocar o kit de anéis, ou há algum vazamento de ar. Corrigir este defeito economiza até 80% do valor, se você deixa-lo funcionar até estragar.


6. Cuidado com as canetas. Lubrifique ao menos duas vezes ao dia as canetas de alta e baixa rotação, isto mantém a vida útil dos rolamentos e evita a queima dos rolamentos. As brocas devem entrar sem muita força na caneta de alta rotação, nem pense em apoiar o saca broca na mesa. Forçar uma broca mais grossa a entrar na caneta pode tirar o eixo pinça do lugar quando for remove-la, ou até mesmo estourar a tampa traseira da caneta.


7. Cuidado com as mangueiras. Sempre que tiver problemas, como mangueira escapando, ou rachando, peça para o técnico fazer a troca da mangueira. É o melhor custo beneficio, a mangueira mais cara do equipo custa em média dez reais o metro. Alem disso isso evita que elas liberem a sujeira acumulada para as válvulas causando outros transtornos. Expor o equipamento ao sol, também acelera o ressecamento das mangueiras assim como do estofado e das carenagens plásticas.



Alex Petry
Proprietário da empresa TeccMed | Assistência técnica
_________________________________________________________